Bioarte - sistema didático pedagógico
O texto postado a seguir foi escrito pelo professor Luiz Carlos Faria, criador e desenvolvedor do Sistema Bioarte.
O referido texto apresentado, pretendeu apresentar a Bioarte para todo ser humano que pretende melhorar sua qualidade e o seu estilo de vida, sua longevidade, sua jovialidade, sua vitalidade existencial, o seu bem estar, a sua alegria e a sua felicidade de estar vivo sem doenças.
Por que devo praticar Bioarte?
Porque a Bioarte:
É um sistema de reeducação restruturação e normalização funcional para a vida e para o trabalho.
É um lugar onde qualquer pessoa pode criar o mapa que vai lhe mostrar o caminho do sucesso humano e da arte de viver com qualidade sua vida pessoal, familiar, profissional e socioambiental no mundo humano e no planeta terra.
Ela entrega cotidianamente a seus clientes seus produtos através de mentorias, palestras, cursos, maratonas, aulas e consultorias de imersões em temas diversos ministrados nas modalidades presenciais e online.
Coloca seus clientes estudando de forma integrada os autores, as teorias e os métodos propostos pelos grandes sábios de todos os saberes humanos.
Porque a Bioarte ensina, capacita e treina seus praticante nos caminhos cotidianos num estilo de vida que vai levá-lo ao bem estar e do prazer de viver uma vida criativa:
De transformar seus sonhos e ideias em metas e em realidades tangíveis.
Da convivência afetiva no no mundo humano e no planeta terra.
Do bem estar, do prazer de viver, da criatividade, da afetividade e da transcendência.
A função didático pedagógica da Bioarte é trabalhar com a reeducação funcional de pessoas de todas idades, levando seus praticantes a melhorar continuada e progressivamente a sua a aptidão psicofísica e mental.
Introdução
O Sistema Bioarte tem a honra e a grata satisfação de estar aqui para comunicar ao público interessado em melhorar a sua qualidade e seu estilo de vida continuadamente.
A Bioarte é um método didático pedagógico que proporciona a seus clientes um método progressivo de aprender a arte de viver um estilo de vida jovial e saudável.
Ela proporciona aos clientes a competência e paciência necessárias para resolver seus problemas, conflitos de ordem pessoal ou interpessoal.
Pela sua natureza, a Bioarte pode ser frequentada por pessoas de todas idades e de qualquer grupo social, que busca qualidade de vida, e evoluir continuadamente sua convivência no mundo humano e no planeta terrra.
Para esse encontro com os nossos leitores, vale a pena ressaltar que a palavra Bioarte, usada para nomear o sistema aqui apresentado, surgiu do encontro do prefixo “Bio - Vida”, acrescido da palavra “Arte” - buscada por empréstimo na expressão acadêmico- científica “Estado da Arte”.
Pelo exposto acima, podemos dizer que a “BIOARTE”, como sistema pedagógico, tem a missão de promover a melhora continuada “do estado da arte de viver” de todos os seus clientes.
O Sistema Bioarte é um método destinado a lapidar todos os talentos humanos, tornando-os facilitadores competentes de todos os âmbitos da sua vida cotidiana.
A Bioarte:
Através das aprendizado e da prática cotidianas do(a):
Yoga integral de Siri Aurobindo;
Meditação/contemplação/celebração de Louise Hay;
Música, das danças e outras artes;
Caminhadas e corridas de rua;
Dos drills/ treinos do Jiu Jtsu estilo Hilton Leão e de outros esportes.
Através do estudo vivencial continaudo e progressivo do:
Princípio Biocêntrico postulado pelo antropólogo chileno Rolando Toro Araneda, no modelo teórico do Sistema Biodanza;
Teoria da Complexidade enunciada por Ilya Prigogini;
Fenômeno Humano, na obra transdisciplinar do psicólogo e consultor brasileiro Milton de Oliveira;
Tarô de Wite e o I Chiig;
Pensamento de Socrates, Maurice Merleau-Ponty, Joseph Campbell, OG Mandino, André Comte-Sponville, Joseph Pilates, Orlando Cani, Ivaldo Bertazzo, Martha Grahan, Villa Lobos, José Lucena Vaz, Wihelm Reich e de José ângelo Gaiarça, Peter Drucker, dentre outros.
A Bioarte busca, progressivamente, habilitar e melhorar a:
Concentração e a fluidez de seus praticantes;
Autoestima;
Autodisciplina;
Autopercepção;
Autoconfiança;
Autossuperação;
Autofortalecimento;
Autocuidado;
Autoconceito;
Autocrítica;
Autorresponsabilidade;
Autocapacidade;
Paciência e Prudência.
A Bioarte procura tocar o coração dos seus clientes, para que eles possam se reprogramar com atitudes assertivas no planejamento e na execução de suas ações cotidianas.
A Bioarte disponibiliza, online e presencialmente, o seu cardápio de atividades interativo vivenciais, a serem ministradas individualmente ou em grupo, para seus clientes em formato de:
Palestras, cursos, maratonas, aulas e consultorias.
As sessões de Bioarte acontecem em grupo, em ambiente confortável e descontraído, com mobiliário adequado., onde o professor e participantes se colocam em roda para que todos se sintam incluídos na sessão; nesse momento todos veem todos.
Toda sessão de Bioarte começa com um momento de relaxamento, seguido de um tempo verbal, onde cada participante do grupo relata alguma vivência que ele participou em sessão anterior.
No tempo verbal de uma sessão de Bioarte, o professor fará as pontuações necessárias. Após, ele apresentará o tema a ser tratado na sessão que ali se inicia.
Ao final da 1ª parte da sessão de Bioarte, o professor, através de consignas, convida o grupo a participar de cada uma das vivências propostas para aquela sessão em andamento.
(Consigna = fala direcionada para a realização de um exercício ou movimento).
Assim, na sequência dos trabalhos, cada participante da sessão entra em contato com suas próprias sensações/emoções, por meio do conteúdo proposto nas consignas, que podem finalizar com vivências ou não.
Antes de terminar a sessão, o professor propõe vivências no sentido de integrar e harmonizar os participantes do grupo.
Dessa forma, todos passam a agir em conformidade com a Cultura Biocêntrica, ou seja, ações diárias em favor da vida.
Nesse momento de finalização dos trabalhos o professor da sessão:
Pode pontuar o que ele considerar necessário para manter a integridade de todos que participaram dos trabalhos por ele proposto;
Comunica ao grupo a data, o local e horário da próxima sessão online ou presencial, a ser disponibilizada para os regularmente matriculados na Bioarte;
Convida os participantes do grupo:
A dizer na roda, num breve relato de vivência, a sua palavra ou uma frase alusiva ao encontro ali vivenciado.
A Bioarte disponibiliza para seus futuros clientes, no ato da sua matrícula, uma avaliação qualitativa do seu estilo de vida, efetivada em duas sessões, online ou presenciais, de 1 hora.
O valor da mensalidade é proporcional ao cardápio das atividades da Bioarte que o participante quer praticar.
Obs.: O cardápio e o valor das atividades oferecidas pelo Sistema Bioarte encontram-se publicados no site: www.sistemabioarte.com
Os benefícios da prática da Bioarte podem ser contabilizados pelos ganhos pessoais dos participantes do sistema a todo momento do seu dia a dia, em:
Saúde e vitalidade existencial;
Longevidade e jovialidade;
Performance e desempenho na sua vida pessoal e profissional;
Felicidade e gratidão de estar se reeducando, continuada e progressivamente, para consolidar em seu dia a dia um estilo de vida que respeita as leis que determinam a dinâmica natural da vida, no mundo humano e no Planeta Terra.
A Bioarte tem seu trabalho embasado no tripé didático-pedagógico:
Reeducar;
Incluir;
Curar.
Uma das ocupações principais da Bioarte é colocar os seus participantes em contato visceral com suas sensações para que assim eles possam ver os fenômenos e as causas que determinam as suas ações cotidianas.
A Bioarte mostra aos seus participantes que, no mundo atual, todo ser humano necessita verificar se as verdades contadas são dignas de serem chamadas de verdade ou se são enganos contados a nós, camufladas por verdades sem nexo.
Por tudo exposto até agora, podemos dizer que a Bioarte sempre pretende:
Colocar os participantes do sistema em contato com suas sensações e percepções para que eles possam ter em si mesmos informações, sabedoria e discernimento para escolher com habilidade e precisão os caminhos a serem trilhados por eles em todo momento de suas vidas;
Mostrar aos participantes do sistema que todo e qualquer ser humano pode se autodesenvolver, optar por qualidade de vida, bem-estar, alegria pelas conquistas e realizações, e resiliência para com as perdas.
Uma das políticas da Bioarte tem sido o cuidado de mostrar a seus clientes que eles podem ter, na prática cotidiana da Bioarte, um aliado valioso na busca por uma vida pessoal, familiar, profissional e socioambiental desenvolvida de forma cada vez mais orgânica, integrada, equilibrada e autossustentada.
A História
Historicamente, o Sistema Bioarte foi criado e desenvolvido por Luiz Carlos Faria e Parcerias.
Luiz Carlos Faria é reconhecido no mercado de trabalho como:
Professor e facilitador de processos diversos;
Engenheiro civil, consultor, perito forense e árbitro;
Multiartista;
Palestrante;
Tarólogo;
Terapeuta reeducador;
Filósofo;
Escritor;
Lapidador de talentos;
Treinador de pessoas e equipes de alta performance;
Mestre de cerimônias de pequenos e grandes eventos.
O Sistema Bioarte e seu método
Por tudo posto acima, podemos dizer nesse trabalho aqui em questão, que a Bioarte tem ao longo da sua existência:
Demonstrado a seu público participante o grande diferencial dos seus trabalhos no formato online e presencial.
O sistema tem sido reconhecido:
Pela alta tecnologia didático-pedagógica e pela qualidade do vasto material teórico, filosófico e vivencial desenvolvido em seus trabalhos;
Pelo prestígio indiscutível dos resultados pessoais, familiares, profissionais e socioambientais que os participantes da Bioarte têm alcançado;
Pela política central do sistema, que preconiza que todo ser humano é um eterno aprendiz, pode continuar a desenvolver progressivamente o seu senso de proporção e medida, a sua capacidade cerebral e a sua epigenética.
A Bioarte prescreve para os participantes do sistema:
A prática cotidiana da linguagem:
Musical;
Corporal;
Verbal;
Espacial;
Matemática;
Intrapessoal;
Interpessoal; e
Digital.
O estudo e reaprendizagem continuada da:
Realfabetização:Funcional psicofísica, motora, mental e supramental;
Transdisciplinaridade;
Teoria da Complexidade;
Biocentrismo;
Leis que determinam a dinâmica natural da vida no mundo humano e no Planeta Terra;
Pré-requisitos da arte de viver um estilo de vida bem planejada que ofereça:
Uma vida longa, saudável, jovial, com vitalidade existencial plena de bem-estar, prazer de viver, criatividade, afetividade e transcendência;
Que capacite viver uma vida sem estresse, hipertensão, depressão e outras doenças.
A Bioarte prima por:
Ensinar aos participantes que se uma determinada pessoa adoece, pode escolher em buscar o médico e os medicamentos que poderão curar a sua doença.
Assim:
Quando essa pessoa decide qual médico e medicamento capaz de curá-la, ela necessitará de disciplina e paciência necessárias para cumprir todas as etapas prescritas pelo médico, no sentido de buscar a cura definitiva da doença que a acometeu.
Nesse momento, aprender a falar com o Deus sobre a doença, através de orações/rezas, sabendo, pacientemente, que ainda continuará se capacitando para cumprir todas as etapas necessárias para que ela possa ter o livramento da doença que comprometeu sua saúde e sua vitalidade existencial em determinado momento da sua vida.
O objetivo central da Bioarte é atuar no desenvolvimento de pessoas, instituições e do relacionamento dos seus participantes com seus pares, sejam eles presenciais ou não.
Na Bioarte, o fenômeno humano é trabalhado e conceituado a partir da complexidade, da transdisciplinaridade e da arte de viver um estilo de vida consonante com as leis que regem a dinâmica natural da vida.
Outro objetivo da Bioarte é melhorar o estado da arte da vida e do viver humano de forma continuada e progressiva.
O trabalho da Bioarte acontece em ambiente virtual, online e/ou presencial, denominada sessão de Bioarte, onde é levado em consideração todos os conhecimentos humanos já desenvolvidos até o momento atual da humanidade, sejam eles empíricos, científicos, filosóficos e outros que se fizerem necessários.
A Bioarte convida os participantes a olhar as próprias intenções/emoções, na busca de sentar consigo mesmo(a) para aprender a acalmar medos, tristezas, raivas, dores, e sofrimentos, tornando-se, a partir da prática cotidiana da Bioarte, mais capazes e efetivas de estarem sempre aptas a buscar qualidade de vida, bem-estar e relacionamentos saudáveis.
Os participantes da Bioarte aprendem a conjugar a todo momento os verbos:
Improvisar;
Adaptar-se;
Superar-se;
Felicitar a si mesmos e aos seu pares em todo e qualquer tempo de convivência do cotidiano de cada um.
A Bioarte busca o desenvolvimento das 5 linhas de vivência enunciadas no modelo teórico do Sistema Biodança pelo antropólogo chileno Rolando Toro Araneda; são elas:
A vitalidade proporciona o bem-estar pessoal;
A sexualidade proporciona o prazer de viver;
A criatividade proporciona habilitar todo ser humano a resolver problemas e/ou conflitos pessoais;
A afetividade proporciona habilitar todo ser humano a cuidar de si mesmo, dos seus pares e também de todos os outros sistemas viventes;
A transcendência habilita todo ser humano a ir sempre além na busca do seu bem-estar, do prazer de viver, da criatividade e da afetividade, com notáveis resultados positivos na vida:
Pessoal;
Familiar;
Profissional, e
Socioambiental.
A Bioarte propõe aos seres humanos a busca progressiva da sabedoria e obediência consciente das leis que determinam a dinâmica natural da vida no mundo.
Na Bioarte, o antídoto contra a ignorância humana são os conselhos, as palavras, os mantras, os aforismos e os sutras trazidos até nós humanos, pela voz e pelos cânticos entoados nos quatro cantos da terra pelos grão-mestres dos mais variados saberes humanos, que já habitaram e ainda habitam o mundo.
Uma das missões principais da Bioarte é trazer, nas sessões semanais online ou presencias, toda a sabedoria humana já catalogada nas posturas, nos paradigmas, no ímpeto, nas atitudes, no comportamento e no estado de consciência humano atuais.
Uma pergunta central da Bioarte é:
Os seres humanos devem aprender a arte de viver e desenvolver um estilo de vida, que respeita as leis que determinam a dinâmica natural da vida, antes de aprender a ter medo da vida? A resposta natural dada pela Bioarte é que todo ser precisa participar de um ambiente que o faça reaprender, continuada e progressivamente, a arte de viver, para o desenvolvimento harmonioso e amoroso para consigo mesmo, com o outro e com a comunidade da qual faz parte.
A Bioarte como Wilhelm Reich acreditam que as couraças humanas limitam a fluidez dos seres humanos que as possuem.
Assim, a Bioarte, enquanto prática cotidiana, pretende trazer para seus participantes a fluidez, longevidade, jovialidade e um estilo de vida biocêntrico capazes de garantir a qualquer ser humano uma vida saudável, livre de doenças, com muita vitalidade existencial, bem-estar, prazer de viver feliz, muita criatividade e muita afetividade.
Todo professor de Bioarte sabe que qualquer ser humano que procura o sistema, pode escolher mudar a consciência, pensamentos cotidianos, posturas, crenças e hábitos perante a própria vida.
Para os professores da Bioarte, todo ser humano tem capacidade para aprender a desaprender e a deixar de lado todos os ecofatores tóxicos que detonam constantemente sua qualidade de vida
A Bioarte ensina a seus praticantes:
A contar o tempo de vida diário em minutos, memorizando que cada ser humano tem a quantidade adorável de 1440 minutos para viver bem ou mal o seu dia a dia;
A avaliar as suas vivências diárias sempre depois de cada 3 meses vividos, de 6 meses, de cada ano, de cada 3 anos, de cada 5 anos e de maneira solene após a cada um dos setenários vividos em sua vida.
A Bioarte entende que quanto mais o participante conhece a arte de viver e como a vida funciona, estará cada vez mais apto a viver uma vida de alegria, sucesso e de relacionamentos harmoniosos e saudáveis.
Na Bioarte, os professores buscam ter sempre um tempo de convivência respeitoso, afetivo e cordial com os participantes do sistema.
Na prática cotidiana da Bioarte, usa-se um vocabulário transdisciplinar, refinado, pleno de sentido para exposição verbal e vivencial de qualquer tema proposto em cada uma das sessões de Bioarte e para que cada participante do grupo de Bioarte possa ter no grupo seu espaço de intimidade verbal respeitado por todos seus colegas de grupo e pelo professor.
A prática da Bioarte não separa seus participantes por credos.
A Bioarte é, na realidade, um tutorial, que ensina aos seres humanos a lidar consigo mesmo, com suas relações, a respeitar e amar seus pares.
Por ser um Sistema didático-pedagógico de alto nível, a Bioarte está preparada efetivamente para ensinar o ser humano a trabalhar com competência: problemas, conflitos e doenças, dando aos participantes da Bioarte as condições de se tornarem saudáveis e capacitados para usar o seu potencial, interno e externo, para viver a vida com felicidade e gratidão a tudo que está ao seu redor.
Em suma, a Bioarte ensina aos seres humanos a manter, continuada e progressivamente, a saúde e a vitalidade existencial com discernimento, para que estes possam encontrar, definitivamente, os caminhos da cura de todos os males físicos, emocionais, mentais e supramentais.
A Bioarte admite, a priori, que existe uma força, um poder dentro do corpo de todo ser humano, que é a força mais poderosa do universo; essa força dentro de cada um de nós humanos é capaz de evitar sofrer influência ou interferência de qualquer outra força manifesta ou existente no Planeta.
A Bioarte pretende, fundamentalmente, dar as pessoas a convicção que elas podem viver as próprias escolhas e autonomia de serem livres.
Na Bioarte levamos sempre em consideração todo conhecimento humano já transformado em sabedoria.
Na Bioarte não excluímos nenhuma abordagem do conhecimento humano que tenta, por fim, levar o ser humano à cura e principalmente a uma vida saudável e cheia de vitalidade.
O foco central dos trabalhos da Bioarte é ofertar aos participantes as ferramentas necessárias para que eles possam planejar e habilitarem-se para criar, com autonomia, a sua vida pessoal, familiar, profissional e socioambiental.
Público do Sistema Bioarte
Pessoas de todas as idades, grupos, empresas e outras instituições que desejam promover o estado da arte da convivência nos diversos ramos da vida, seja para consigo mesmo ou público interno e externo.
Considerações finais
Se você precisa dar um upgrade na sua vida pessoal, familiar, no seu trabalho e na sua vida socioambiental, ligue e marque uma consulta online ou presencial, para que a equipe de professores se comunique com você, conversar sobre o que a Bioarte tem para lhe oferecer
Dados para contato:
Fone/zap de contato é 55-31-99954-0016 – Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil
Instagram: @luizfariaazul
Site é www.sistemabioarte.com.br
Email eng.luizfaria@gmail.com
Para terminar esse nosso contato, um beijo no coração de todos vocês.
Bibliografia
Obras de:
Helena Petrovina Blavatsky e seguidores
Siri Aurobindo/Joseph Pilates/Orlando Cani/Rudolf Laban/Martha Grahan/Thérèse Bertherat,/Rudolph Gelewisk/Ivaldo Bertazzo
Charles Chaplin/Gandhi/Matin Luther King/Mandela
Ilya Prigogine/Milton de Oliveira
Johann Heinrich Pestalozzi /Édouard Claparède/Helena Antipoff/Ester Assumpção
Wi/helm Reich/José Ângelo Gaiarça
Villa Lobos/José Lucena Vaz
Rolando Toro/Carlos Drumound e outros grandes poetas
Louise Hay
Peter Druker/Philip Kotler
Antônio alves/André Mello/ Hilton Leão
Nereida Fontes Vilela
Socrates/Maurice Merleau-Ponty/Joseph Campbell/ André Comte-Sponville/Moacir Laterza
OG Mandino/André Comte-Sponville/Claude Steiner
Dentre tantos outros